E. M. E. F. JOEL
PEREIRA CUNHA
PROJETOS 2017
MARABÁ-PA.
ESCOLA
JOEL PEREIRA CUNHA
PROJETO:
LEITURA E ESCRITA
Música e
aprendizagem, uma experiência harmônica na sala de aula
MARABÁ, PA -
2017
CONSIDERAÇÕES GERAIS
O projeto: Leitura e Escrita “ Música
e aprendizagem, uma experiência harmônica na sala de aula” servira para estimular a
aprendizagem, no qual apresentará diversas atividades que serão tomadas como
suporte nas aulas como também para a socialização com a comunidade.
JUSTIFICATIVA
O desenvolvimento intelectual da
criança não ocorre por si mesmo, mas é fruto da atividade do homem a partir
da relação com o meio. Através de atividades musicais, promove-se a
socialização e as trocas de aprendizagem. O aluno aprende mais em matéria de
leitura quando ele é mais ativo em todos os seus estilos de atuação em
diferentes linguagens, com variados objetivos. A prática educativa associada
à linguagem musical apresenta maior significação para o desenvolvimento da
cognição e a interação entre as crianças.
A música, especificamente, estimula o
aprendizado e tem o poder de despertar a criatividade. Ela auxilia a criança
no desenvolvimento de suas potencialidades, ajudando-a a usar o próprio corpo
como meio de comunicação e expressão. A partir dela, podem-se alcançar
diversos objetivos como: a melhoria da linguagem, da coordenação, da
percepção auditiva, rítmica, das orientações temporal e espacial, do
equilíbrio e, principalmente, da comunicação. O ritmo das canções induz as
crianças ao movimento, à maior atividade cerebral, além de despertar nelas o
gosto de cantar, dançar e melhorar ou acelerar o seu desenvolvimento
educacional.
Nesse sentido, o projeto: Leitura e escrita “Música
e aprendizagem, uma experiência harmônica na sala de aula” vem
destacar a importância de se trabalhar a música em sala de aula enquanto
modalidade textual, objetivando, ainda, promover momentos de descontração
através de vivências com a música e socialização de sugestões de atividades
para se trabalhar a mesma, tendo em vista sua extrema importância e
significância para o desenvolvimento normal e sadio dos alunos.
A música deve ser explorada de todas as formas, por inteiro, desde a
sonoridade até a letra. Isso facilita o processo de educar a criança, pois
desenvolve o seu senso crítico, e ela passa a ter uma visão inteira,
completa, da realidade. A música traduz muita coisa, ela é carregada de
emoção, e não de razão. O homem só chega aonde os sentimentos o levarem
(Airton, p. 46, 2003)
OBJETIVO GERAL
Visamos desenvolver no aluno a sensibilidade
artística e musical. Isso é alcançado através do estudo da teoria musical
complementada pela vivência cotidiana com obras de grandes compositores
clássicos e populares.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
-
Despertar o gosto pela música e suas expressões;
- Oportunizar através desta experiência, o
ingresso dos alunos na arte musical;
- Desenvolver a sensibilidade ao ritmo,
percepção auditiva, coordenação e memória;
- Conhecer as diversidades musicais; - Perceber
a importância da música como cultura;
- Apresentar diversos ritmos musicais, bem
como apreciá-los e identificá-los;
- Estimular os talentos na arte musical;
- Estimular a linguagem, respiração correta
e enriquecimento de vocabulário;
- Desenvolver a sociabilidade, participando
do trabalho em grupo;
- Oportunizar o desenvolvimento da
concentração, atenção, criatividade e cooperação;
- Analisar criticamente letras de músicas
diversas;
-
Reconhecer a música como um texto possível de ser lido e interpretado.
RESULTADOS ESPERADOS
Por meio desse Projeto: “Música e aprendizagem, uma experiência harmônica na sala de aula” espera-se alcançar uma série de resultados, tais como: (a) Melhorar a convivência dos alunos em sala de aula, aproximando-os de acordo com seus gostos musicais; (b) Fazer com que a escola se envolva no Projeto incentivando a comunidade (pais e responsáveis pelos alunos) a participarem mais ativamente do dia-a-dia das atividades propostas em sala; (c) Elevação do índice de 60% (sessenta por cento) no aprendizado em sala de aula; (d) Além de todos esses benefícios, espera-se também que ocorra um incentivo direto na produção musical através da leitura e escrita. METODOLOGIAS Esse Projeto: Leitura e Escrita “Música e aprendizagem, uma experiência harmônica na sala de aula” será desenvolvido nas Escolas de Ensino Fundamental Joel Pereira Cunha por meio das turmas da Ed. Infantil ao 9º ano com enfoque em atividades práticas e lúdicas, e também por meio de trabalhos extraclasse.
O desenvolvimento do Projeto consiste em 03
(três) Etapas distintas e seqüenciais. A 1°
etapa se refere a apresentação da proposta na Escola para participação e
o envolvimento de todos os demais professores de disciplinas afins.
Assim, posteriormente à apresentação do projeto
aos professores, ocorrerá a 2ª Etapa,
quando a Música será trabalhada em todas as turmas. Essa etapa servira de
encaminhamento para inserção da Música dentro do dia-a-dia das turmas, para
desenvolvimento do cognitivo, aumento do léxico vocabular, autonomia nas
produções textuais e outros.
Haverá seleção das letras das músicas através
do interesse dos grupos de alunos, e com enfoque nos temas transversais
incluídas no currículo escolar: ética, cidadania, pluralidade cultural,
cultura afro-brasileira, cultura ítalo-brasileira, dentre outras.
Por fim, após o andamento dessa parte inicial
ocorrerá a 3ª Etapa que será o
momento em que haverá expansão do trabalho para toda comunidade da Escola,
pois faremos uma apresentação do que foi trabalhado em sala, oportunizando a
adentrarem nesta viagem musical.
Essa programação será um momento importante, onde os estudantes poderão apresentar seu aprendizado. Relembramos que por meio dessas atividades extraclasse, o aluno terá a oportunidade de mostrar seu aprendizado adquirido em sala de aula com a música, o que certamente servirá para resgatar a autoestima, aumento da confiança, e valorização do trabalho em equipe e convívio social, melhorando a integração do educando com sua comunidade e a Escola.
CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO
ANEXOS
COMPARTILHANDO ALGUMAS ATIVIDADES
Primeira
atividade
O que eu gosto de ouvir...
·
Distribuir uma ficha pautada para
cada participante.
·
Solicitar que cada um escreva o
próprio nome no centro da ficha, o estilo de música de que mais gosta no lado
direito superior, um cantor ou cantora de sua preferência no mesmo lado
inferior, uma música de que gosta no lado esquerdo superior e um grupo ou
dupla de que gosta no lado esquerdo inferior.
·
Socialização das respostas de cada
um.
·
Sugestão: Recolher as
fichas, que servirão para o professor trabalhar durante todo o ano sem o
perigo de levar músicas de que os alunos não gostam. A ficha será um
documento de referência musical da turma.
Segunda
atividade:
Xô preconceito:
Distribuir uma ficha com algumas questões para
que os alunos possam fazer a leitura das músicas.
·
Ler a ficha com eles explicando que, enquanto a
música estiver tocando, eles irão responder as questões da ficha (o tempo que
terão é o mesmo da música).
·
Se possível inicia-se com uma música
instrumental, de preferência, clássica e sequenciar com todos os ritmos
·
Deixar que ouçam e respondam.
·
Socialização das respostas.
Ficha –
Atividade: Xô, preconceito
1 - Ao
escutar essa música, você:
a) ( ) Desliga imediatamente b) ( ) Ouve atentamente c) ( ) Compra o CD d) ( ) Deixa tocando como música de fundo
2 -
Imagine alguém que gostaria dessa música e escreva seu nome. ___________________________________________________
3 -
Imagine alguém que odiaria essa música e escreva seu nome.
___________________________________________________
4 - O
que você sente ao ouvir essa música?
___________________________________________________
5 - O
que você vê ou imagina se fechar os olhos e ouvir essa música?
___________________________________________________
6 - Se
essa música fosse fundo musical de um comercial, que produto seria vendido?
___________________________________________________
7 - Em
que tipo de lugar tocaria essa música?
___________________________________________________
8 -
Você gosta desse tipo de música? Por quê?
___________________________________________________
Terceira
atividades com videocassete/DVD
Curtindo
o clipe
·
Apresentação de um clipe musical (escolha de
acordo com a turma).
·
Em seguida, distribuir uma ficha para que possam
avaliar o clipe (se quiser, pode repetir).
·
Socialização das respostas.
·
Distribuição da letra da música.
·
Tocar a música em CD mais uma vez, para que
todos, juntos, possam cantá-la.
Ficha –
Atividade: Curtindo o clipe
Marque
a resposta que esteja de acordo com a sua opinião:
a) A música é: ( ) Divertida ( ) Suave ( ) Chata ( ) Melancólica
b) A
letra da música é:
( ) Repetitiva ( ) Muito longa ( ) Bonita ( ) Romântica
c) O
clipe é:
( ) Alegre ( ) Bem instrumentalizado ( ) Triste ( ) Agradável
d)
Quando ouve a música, você:
( ) Quer dançar ( ) Quer chorar ( ) Quer namorar ( ) Sente saudades
e) O/A
cantor/a da música parece estar:
( ) Apaixonado/a ( ) Nervoso/a ( ) Agitado/a ( ) Triste ( ) Feliz ( ) Com raiva
Quarta
atividade: Quebra-cabeça musical (em duplas)
Primeiro
momento: Dinâmica para a divisão em duplas
·
Distribuir frases de músicas que se completam
para diferentes pessoas.
Ex.: 1. Era uma casa muito engraçada... 2. Não tinha teto, não tinha nada. Cantando, os componentes irão encontrar sua metade e formar duplas.
Segundo
momento: Quebra-cabeça
·
Distribuir, para a dupla, um envelope com os versos
de uma música recortados.
·
Solicitar que montem a música na ordem correta
antes de ouvi-la.
·
Em seguida, tocar a música para que possam
conferir.
·
Para finalizar, tocar a música novamente para que
todos possam cantá-la.
Quinta
atividade: Enviando um presente
·
Distribuir a letra de uma música que seja
popular.
·
Tocar a música e solicitar que todos cantem
acompanhando a letra.
·
Fazer os seguintes questionamentos e pedir que
respondam no caderno:
o
Você compraria o CD com essa música?
o
Daria de presente a quem? (Sugestão: um colega da
sala.) Por quê?
o
Escreva um bilhete a essa pessoa enviando-lhe o
CD com essa música e dizendo por que escolheu lhe dar esse presente.
Sexta
atividade: Discutindo a música
·
Distribuir a letra de uma música (de preferência,
bem polêmica).
·
Tocar o CD para que todos possam cantar.
·
Fazer a interpretação da música destacando pontos
polêmicos e que possibilitem ao aluno dar suas opiniões bem pessoais,
estimulando, assim, um posterior debate acerca da letra da música.
Sétima
atividade: Trilha sonora
·
Distribuir uma ficha com algumas questões para
que os alunos possam fazer a leitura da música.
·
Ler a ficha com eles explicando que, enquanto a
música estiver tocando, eles irão responder às questões da ficha (o tempo que
terão é o mesmo da música).
·
Socialização das respostas.
·
Distribuir a letra da música.
·
Tocar a música para que todos cantem juntos.
Ficha –
Atividade: Trilha sonora
1 - Dê
dois adjetivos para essa música.
___________________________________________________
2 - Se
a música fosse de um filme, qual seria?
___________________________________________________
3 -
Sobre o que seria o filme?
___________________________________________________
4 -
Onde a história se passaria?
___________________________________________________
5 - Quais
seriam os personagens?
___________________________________________________
6 -
Como terminaria o filme?
___________________________________________________
Oitava
atividade: O que está faltando?
·
Distribuir cópias com a letra incompleta de uma
música conhecida, para que os alunos a completem com as palavras que estão
faltando.
·
Tocar a música para que possam conferir se
preencheram a ficha corretamente.
·
Colocar no quadro as palavras que foram
utilizadas para completar a música, para que os alunos possam corrigir a
escrita.
·
Solicitar aos alunos que façam parágrafos
utilizando as palavras encontradas.
·
Socialização do parágrafo de cada um
espontaneamente.
Nona
atividade: Parceria com o compositor
·
Distribuir a letra de uma música.
·
Tocar o CD com a música e pedir que acompanhem
cantando todos juntos.
·
Observar o nome do compositor da música (que
estará escrito na letra).
·
Solicitar que respondam às questões:
o
Qual é o nome do compositor da música?
o
Você conhece esse compositor ou alguma outra
música que ele tenha escrito?
o
Em que momento você acha que ele escreveu a
música?
o
Você gostou da música?
·
Solicitar que cada aluno escreva uma carta ao
compositor:
o
Dizendo se gostou ou não da música e por quê.
o
Sugerindo mudanças na música.
Fonte: Espaço Pedagógico construir notíciaa
importância da música na educação, música e educação, modelos de atividades
com música, envolvendo trabalhos e tarefas musicais;
Décima atividade
Organizando um sarau musical:
“Você é o cantor”
·
Pedir que os alunos selecionem as músicas
·
Solicitar que cada um apresente a música
escolhida
·
Trabalhar a sonorização das musicas
individualmente
·
Apresentar a comunidade escolar
E. M. E. F. JOEL PEREIRA CUNHA
PROJETO: CONSTRUINDO O
FUTURO REPLANTANDO
GELADINHO- MARABÁ, PA - 2017
E. M. E. F. JOEL PEREIRA
CUNHA
PROJETO: CONSTRUINDO O FUTURO REPLANTANDO
Justificativa:
Este projeto tem por objetivo central desenvolver
no aluno com extensão à nossa
comunidade a importância
da preservação da Natureza, a partir de práticas como o replantio e
ornamentação viva da nossa Instituição. Aprender através do cultivo do
jardim da escola é uma das melhores formas de desenvolver no estudante
individualmente e também na comunidade escolar, a necessidade de se
tornarem ecologicamente instruídos e, portanto capazes de contribuir
para a construção de um futuro sustentável.
Precisamos ensinar a amar verdadeiramente a
natureza e ter prazer em freqüentar um ambiente cercado pela beleza e
organização. Nossos alunos devem aprender que estamos inseridos na
natureza e compreender que não estamos separados dela, mas que somos sim
uma parte da mesma, e que, portanto, devemos desempenhar cada qual o seu
papel neste contexto de preservação.
> Objetivos específicos:
*Incentivar o cultivo de plantas ornamentais a
fim de construir um ambiente agradável, limpo para o bom convívio na
nossa escola;
* Demonstrar a importância dos vegetais para a
preservação do solo e da vida no planeta, através de atividades práticas
pré elaboradas, envolvendo conhecimentos na área de ciências;
*Reconhecer que sem os vegetais não existiria
cadeias alimentares, por serem os únicos seres vivos capazes de
produzirem seu próprio alimento;
*
Conscientizar e alertar acerca das ações nocivas do homem contrárias a
preservação do meio ambiente e que por conseqüência que
afetam significantemente nossa qualidade de vida.
PÚBLICO
ALVO
Destinado a alunos, funcionários e comunidade.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
O
projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem
hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez
montado o jardim é possível imaginar, que cada ano, novas turmas darão
continuidade ao projeto. A intenção do projeto na escola: beleza e saúde é
torná-lo um patrimônio da escola.
Primeiro
passo: _ Construção do projeto e análise do órgão competente para aprovação;
Segundo passo: _ Explanação do projeto entre o corpo
docente da escola;
Terceiro
passo: _ Apresentação do projeto para comunidade e alunos;
Quarto passo: _
Desenvolvimento do projeto.
ATIVIDADES
• Reunião com funcionários, alunos e
comunidade para esclarecimento e informações sobre o Projeto;
• Viabilizar recursos para realização
do projeto;
• Buscar parcerias para
desenvolvimento do projeto
Re Realização de pesquisa sobre: os cuidados
com a preparação do solo, período e
flores a serem plantados;
• Organização dos canteiros (plantas
ornamentais); juntamente com alunos, funcionários e comunidade;
• Modificar atitudes e práticas pessoais valorizando
as habilidades individuais;
• Nomear as plantas;
• Realizar a coleta seletiva
reciclando papel e realizando trabalho artesanal;
• Destacar a prevenção da dengue;
DURAÇÃO
O
projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem
hora ou tempo de duração que possa ser pré- estabelecido. Afinal, uma vez
montada a horta e o jardim é possível imaginar, que a cada ano, novas
turmas darão continuidade ao projeto.
O
quadro abaixo ilustra o cronograma de atividades.
MATERIAL
USADO NA EXECUÇÃO DESTE PROJETO
AVALIAÇÃO
Observação
periódica ocorrerá de forma sistemática e contínua, observando o desenvolvimento
e a compreensão, através de atividades orais e escritas, como também a
atuação do aluno no que se refere a sua participação e atitudes perante a
importância e a necessidade de se preservar o meio ambiente
PROJETO
“PAISAGISMO NA ESCOLA: BELEZA,
SAÚDE E SABOR.”
agosto de 2013.
JUSTIFICATIVA
Esse
Projeto nasceu da necessidade da inclusão dos alunos na realidade global no
que diz respeito à Educação Ambiental, visando a sustentabilidade do Meio
Ambiente, ensinando o respeito mútuo entre a Sociedade e a Natureza,
entendendo esta como sendo a sua
morada.
O
presente projeto visa transformar espaços existentes na Escola, em um local
agradável e acolhedor à comunidade escolar, utilizando-se de técnicas de
paisagismo e jardinagem, para fazer a construção de canteiros de plantas
ornamentais, ervas e temperos verdes. Estes servirão para embelezar o
ambiente e dar mais sabor a alimentação em suas casas. O contato com a terra
no preparo dos canteiros, o encanto com as sementes que brotam, a prática
diária do cuidado (regar, transplantar, tirar matinhos),é um exercício de
paciência e perseverança, até que a natureza nos brinde com a transformação de
pequenas sementes em plantas e flores viçosas e coloridas.
Estas
vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito
encanto e aprendizado para todas as idades.
OBJETIVOS GERAIS
· Transformar em espaços bonitos e
agradáveis áreas não muito utilizadas, integrando diversas fontes
e recursos de aprendizagem, gerando fonte de observação e pesquisa em torno
das plantas, ressaltando as diversas utilidades destas;
· Promover a sensibilização,
conscientização e capacitação dos alunos dos problemas ambientais visando à
construção de um futuro sustentável;
· Conscientizar os alunos,
funcionários e familiares quanto à necessidade de práticas
alimentares mais saudáveis gerando mudanças na cultura da
comunidade no que se refere à alimentação, nutrição, saúde e a qualidade de
vida de todos;
· Transformar uma área propicia em um
jardim como espaço de lazer e conhecimento através da utilização de técnicas
de paisagismo e jardinagem.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
· Organizar a Horta de ervas e o
jardim da Escola ;
· Despertar o interesse dos alunos
para o cultivo das plantas e o conhecimento do processo de germinação;
· Dar oportunidade aos alunos de
aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos criando na escola, uma
área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
· Despertar o interesse pela
pesquisa;
· Utilizar instrumentos e técnicas de
reciclagem, reaproveitando e transformando materiais;
· Valorizar o saber popular, a
produção agrícola e o trabalho rural;
· Estimular a construção de hortas
nas casas dos alunos .
· Estimular a interação
professor/aluno e mudanças práticas de atitudes e a formação de novos hábitos
com responsabilidade a adquirir novos conhecimentos com aprendizagem através
da prática do dia a dia;
· Transformar os espaços ociosos
encontrado na escola em um jardim onde os alunos possam conhecer o valor do
embelezamento de um jardim para praças, residências e escolas;
· Analisar a utilização de
instrumentos e técnicas de reciclagem, reaproveitamento e transformação de
materiais bem como garrafas pet e pneus descartados no processo de
construção de um jardim;
PÚBLICO
ALVO
Destinado a alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino
Fundamental.
CRONOGRAMA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
O
projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem
hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez
montada a horta e o jardim é possível imaginar, que cada ano, novas turmas
darão continuidade ao projeto. A intenção do projeto Paisagismo na escola:
beleza, saúde e sabor é torná-lo um patrimônio da escola.
Primeiro
passo: As turmas dos 6º e 7º Anos cultivarão temperos e
as turmas dos 8º e 9º Anos serão responsáveis pelo cultivo e cuidado das mudas
de flores do jardim.
Segundo
passo: A manutenção do projeto será acompanhada em dias alternados pelos
alunos.
Terceiro
passo: Os alunos devem selecionar as espécies a serem cultivadas, plantando e
cuidando .
ATIVIDADES
• Reunião com alunos, professores e
funcionários para esclarecimento e informações sobre o Projeto;
• Viabilizar recursos para realização
do projeto;
• Buscar parcerias para
desenvolvimento do projeto
• Organização dos canteiros (plantas
medicinais e ornamentais); juntamente com alunos e professores;
• Realização de pesquisa sobre: os
cuidados com a preparação do solo, período e o clima; tipos de ervas,
temperos e flores a serem plantados;
• Modificar atitudes e práticas
pessoais valorizando as habilidades individuais;
s
Selecionar
os tipos de plantas a serem plantadas;
Distribuição
dos espaços onde serão ocupados por
plantações por turmas e funcionários;
Realizar
o multirão para plantação;
Cultivar
as plantas;
• Nomear as plantas;
• Destacar
a prevenção da dengue;
DURAÇÃO
O
projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem
hora ou tempo de duração que possa ser pré- estabelecido. Afinal, uma vez
montada a horta e o jardim é possível imaginar, que a cada ano, novas
turmas darão continuidade ao projeto.
O
quadro abaixo ilustra o cronograma de atividades.
MATERIAL USADO NA EXECUÇÃO DESTE PROJETO
AVALIAÇÃO
Observação
periódica ocorrerá de forma sistemática e contínua, observando o
desenvolvimento e a compreensão, através de atividades orais e escritas, como
também a atuação do aluno no que se refere a sua participação e atitudes
perante a importância e a necessidade de se preservar o meio ambiente.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Secretaria Municipal de Educação – SEMED
E. M. E. F. JOEL PEREIRA CUNHA
EDUCAÇÃO:
AÇÃO COLABORATIVA,
RESPONSABILIDADE
SOCIAL E SUSTENTABILIDADE.
OBJETIVO GERAL:
Este projeto tem como objetivo promover o envolvimento e a participação dos alunos, professores, pais e comunidade escolar em ações onde os mesmos possam repensar e avaliar atitudes com relação ao meio social e ambiental onde estão inseridos, reconhecendo a educação como fonte de conhecimento.
JUSTIFICATIVA:
“O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno. (PCN’s2.001) Trabalhar sobre a pátria com nossos alunos é levar-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
Partindo do princípio que a educação é um
processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira
espontânea. Trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar
propostas de intervenção na realidade que nos cerca. Ela será o elo entre
todas os meios que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do
meio.
O trabalho de conscientização na escola, será para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade. Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto. Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Educar não para
explorá-la, mas para amá-la.
·
Conviver num ambiente
agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza.
·
Incentivar
o amor à Pátria;
·
Cantar
e interpretar o Hino Nacional;
·
Compreender o sentido de
ser um cidadão consciente e participativo nas ações da escola.
·
Adotar posturas
pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das
virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um
ambiente saudável.
·
Repensar e avaliar as
atitudes diárias e a suas conseqüências no meio em que vivemos.
·
Estimular a mudança na
prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização
dos recursos naturais.
·
Favorecer a reflexão
sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para garantir um
ambiente sustentável.
·
Participar de ações
sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida,
responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
·
Envolver a comunidade
escolar e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio
ambiente.
DESENVOLVIMENTO:
O projeto será desenvolvido
ao longo da semana da Pátria, buscando envolver todas as disciplinas da Ed.
Infantil ao 9º ano.
Trabalhar em sala atividades de:
·
Leitura individual e coletiva de textos
diversos sobre responsabilidade social e sustentabilidade;
·
Produção de textos
orais e escritos sobre responsabilidade social e sustentabilidade;
·
Exibição de vídeos
sobre responsabilidade social e sustentabilidade;
·
Cada turma produzir um
mural sobre a pátria;
·
Cantar os seguintes
hinos: De Marabá, da Independencia e Nacional todos os dias durante a semana
da pátria.
·
Explorar em sala de
aula a letra e leitura dos hinos de Marabá, da independencia e nacional;
·
Desenvolver atividades
referente á pátria como: desenho, pintura, produções e interpretações de
textos, paródias, pesquisas, historias, confecção de bandeiras, símbolos entre
outras.
PRODUTO FINAL:
Desenvolver
uma ação dentro da escola no dia 09/09 com a participação de toda comunidade
escolar, prestando serviços voluntários, palestras, oficinas, apresentações e
exposições de trabalhos, entre outros.
CRONOGRAMA
E. M. E. F. JOEL PEREIRA CUNHA
EDUCAÇÃO: Ação Colaborativa, Responsabilidade Social e
Sustentabilidade
PROGRAMAÇÃO PARA O DIA 09/09/17
INFORMES:
·
Todos os
funcionários devem está na escola apartir das 7:30 hs;
·
Todos os
funcionários devem está uniformizados;
·
Ao final
do evento todos os funcionários deverão colaborar com a limpeza e organização
do espaço;
·
Ao final dos trabalhos haverá uma reunião para
todos os funcionários.
|
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