PROJETOS













E. M. E. F. JOEL PEREIRA CUNHA















PROJETOS 2017




MARABÁ-PA.

ESCOLA JOEL PEREIRA CUNHA

PROJETO: LEITURA E ESCRITA

Música e aprendizagem, uma experiência harmônica na sala de aula









MARABÁ, PA - 2017
CONSIDERAÇÕES GERAIS
            O projeto: Leitura e Escrita “ Música e aprendizagem, uma experiência harmônica na sala de aula” servira para estimular a aprendizagem, no qual apresentará diversas atividades que serão tomadas como suporte nas aulas como também para a socialização com a comunidade.

JUSTIFICATIVA

O desenvolvimento intelectual da criança não ocorre por si mesmo, mas é fruto da atividade do homem a partir da relação com o meio. Através de atividades musicais, promove-se a socialização e as trocas de aprendizagem. O aluno aprende mais em matéria de leitura quando ele é mais ativo em todos os seus estilos de atuação em diferentes linguagens, com variados objetivos. A prática educativa associada à linguagem musical apresenta maior significação para o desenvolvimento da cognição e a interação entre as crianças.
A música, especificamente, estimula o aprendizado e tem o poder de despertar a criatividade. Ela auxilia a criança no desenvolvimento de suas potencialidades, ajudando-a a usar o próprio corpo como meio de comunicação e expressão. A partir dela, podem-se alcançar diversos objetivos como: a melhoria da linguagem, da coordenação, da percepção auditiva, rítmica, das orientações temporal e espacial, do equilíbrio e, principalmente, da comunicação. O ritmo das canções induz as crianças ao movimento, à maior atividade cerebral, além de despertar nelas o gosto de cantar, dançar e melhorar ou acelerar o seu desenvolvimento educacional.
Nesse sentido, o projeto: Leitura e escrita “Música e aprendizagem, uma experiência harmônica na sala de aula” vem destacar a importância de se trabalhar a música em sala de aula enquanto modalidade textual, objetivando, ainda, promover momentos de descontração através de vivências com a música e socialização de sugestões de atividades para se trabalhar a mesma, tendo em vista sua extrema importância e significância para o desenvolvimento normal e sadio dos alunos.
A música deve ser explorada de todas as formas, por inteiro, desde a sonoridade até a letra. Isso facilita o processo de educar a criança, pois desenvolve o seu senso crítico, e ela passa a ter uma visão inteira, completa, da realidade. A música traduz muita coisa, ela é carregada de emoção, e não de razão. O homem só chega aonde os sentimentos o levarem (Airton, p. 46, 2003)

OBJETIVO GERAL
Visamos desenvolver no aluno a sensibilidade artística e musical. Isso é alcançado através do estudo da teoria musical complementada pela vivência cotidiana com obras de grandes compositores clássicos e populares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Despertar o gosto pela música e suas expressões;
 - Oportunizar através desta experiência, o ingresso dos alunos na arte musical;
 - Desenvolver a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva, coordenação e memória;
 - Conhecer as diversidades musicais; - Perceber a importância da música como cultura;
 - Apresentar diversos ritmos musicais, bem como apreciá-los e identificá-los;
 - Estimular os talentos na arte musical;
 - Estimular a linguagem, respiração correta e enriquecimento de vocabulário;
 - Desenvolver a sociabilidade, participando do trabalho em grupo;
 - Oportunizar o desenvolvimento da concentração, atenção, criatividade e cooperação;
 - Analisar criticamente letras de músicas diversas;
- Reconhecer a música como um texto possível de ser lido e interpretado.

 RESULTADOS ESPERADOS

Por meio desse Projeto: “Música e aprendizagem, uma experiência harmônica na sala de aula” espera-se alcançar uma série de resultados, tais como:

(a) Melhorar  a convivência dos alunos em sala de aula, aproximando-os de acordo com seus gostos musicais;

(b) Fazer com que a escola  se envolva no Projeto incentivando a comunidade (pais e responsáveis pelos alunos) a participarem mais ativamente do dia-a-dia das atividades propostas em sala;

(c) Elevação do índice de 60% (sessenta por cento) no aprendizado em sala de aula;

(d) Além de todos esses benefícios, espera-se também que ocorra um incentivo direto na produção musical através da leitura e escrita.
 
METODOLOGIAS

Esse Projeto: Leitura e Escrita “Música e aprendizagem, uma experiência harmônica na sala de aula” será desenvolvido nas Escolas de Ensino Fundamental Joel Pereira Cunha por meio das turmas da Ed. Infantil ao 9º ano com enfoque em atividades práticas e lúdicas, e também por meio de trabalhos extraclasse.
O desenvolvimento do Projeto consiste em 03 (três) Etapas distintas e seqüenciais. A 1° etapa se refere a apresentação da proposta na Escola para participação e o envolvimento de todos os demais professores de disciplinas afins.
Assim, posteriormente à apresentação do projeto aos professores, ocorrerá a 2ª Etapa, quando a Música será trabalhada em todas as turmas. Essa etapa servira de encaminhamento para inserção da Música dentro do dia-a-dia das turmas, para desenvolvimento do cognitivo, aumento do léxico vocabular, autonomia nas produções textuais e outros.
Haverá seleção das letras das músicas através do interesse dos grupos de alunos, e com enfoque nos temas transversais incluídas no currículo escolar: ética, cidadania, pluralidade cultural, cultura afro-brasileira, cultura ítalo-brasileira, dentre outras.
Por fim, após o andamento dessa parte inicial ocorrerá a 3ª Etapa que será o momento em que haverá expansão do trabalho para toda comunidade da Escola, pois faremos uma apresentação do que foi trabalhado em sala, oportunizando a adentrarem nesta viagem musical.
Essa programação será um momento importante, onde os estudantes poderão apresentar seu aprendizado. Relembramos que por meio dessas atividades extraclasse, o aluno terá a oportunidade de mostrar seu aprendizado adquirido em sala de aula com a música, o que certamente servirá para resgatar a autoestima, aumento da confiança, e valorização do trabalho em equipe e convívio social, melhorando a integração do educando com sua comunidade e a Escola.
CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO

03/17
04/17
05/17


06/17


08/17
09/17
10/17
11/17
1º ETAPA
Apresentação do projeto a comunidade escolar

x







2º ETAPA
Realizações de atividades em sala

x
x
X
X
X
X

3º ETAPA
Socialização e culminância a comunidade escolar









X









ANEXOS

COMPARTILHANDO ALGUMAS ATIVIDADES
Primeira atividade

O que eu gosto de ouvir...
·                   Distribuir uma ficha pautada para cada participante.
·                   Solicitar que cada um escreva o próprio nome no centro da ficha, o estilo de música de que mais gosta no lado direito superior, um cantor ou cantora de sua preferência no mesmo lado inferior, uma música de que gosta no lado esquerdo superior e um grupo ou dupla de que gosta no lado esquerdo inferior.
·                   Socialização das respostas de cada um.
·                   Sugestão: Recolher as fichas, que servirão para o professor trabalhar durante todo o ano sem o perigo de levar músicas de que os alunos não gostam. A ficha será um documento de referência musical da turma.
Segunda atividade:

Xô preconceito:
Distribuir uma ficha com algumas questões para que os alunos possam fazer a leitura das músicas.
·                   Ler a ficha com eles explicando que, enquanto a música estiver tocando, eles irão responder as questões da ficha (o tempo que terão é o mesmo da música).
·                   Se possível inicia-se com uma música instrumental, de preferência, clássica e sequenciar com todos os ritmos
·                   Deixar que ouçam e respondam.
·                   Socialização das respostas.


Ficha – Atividade: Xô, preconceito
1 - Ao escutar essa música, você:
a) ( ) Desliga imediatamente
b) ( ) Ouve atentamente
c) ( ) Compra o CD
d) ( ) Deixa tocando como música de fundo
2 - Imagine alguém que gostaria dessa música e escreva seu nome. ___________________________________________________
3 - Imagine alguém que odiaria essa música e escreva seu nome.
___________________________________________________
4 - O que você sente ao ouvir essa música?
___________________________________________________
5 - O que você vê ou imagina se fechar os olhos e ouvir essa música?
___________________________________________________
6 - Se essa música fosse fundo musical de um comercial, que produto seria vendido?
___________________________________________________
7 - Em que tipo de lugar tocaria essa música?
___________________________________________________
8 - Você gosta desse tipo de música? Por quê?
___________________________________________________
Terceira atividades com videocassete/DVD
Curtindo o clipe
·                   Apresentação de um clipe musical (escolha de acordo com a turma).
·                   Em seguida, distribuir uma ficha para que possam avaliar o clipe (se quiser, pode repetir).
·                   Socialização das respostas.
·                   Distribuição da letra da música.
·                   Tocar a música em CD mais uma vez, para que todos, juntos, possam cantá-la.
Ficha – Atividade: Curtindo o clipe
Marque a resposta que esteja de acordo com a sua opinião:
a) A música é:
( ) Divertida ( ) Suave ( ) Chata ( ) Melancólica
b) A letra da música é:
( ) Repetitiva ( ) Muito longa ( ) Bonita ( ) Romântica
c) O clipe é:
( ) Alegre ( ) Bem instrumentalizado ( ) Triste ( ) Agradável
d) Quando ouve a música, você:
( ) Quer dançar ( ) Quer chorar ( ) Quer namorar ( ) Sente saudades
e) O/A cantor/a da música parece estar:
( ) Apaixonado/a ( ) Nervoso/a ( ) Agitado/a ( ) Triste ( ) Feliz ( ) Com raiva


Quarta atividade: Quebra-cabeça musical (em duplas)

Primeiro momento: Dinâmica para a divisão em duplas
·                   Distribuir frases de músicas que se completam para diferentes pessoas.
Ex.: 1. Era uma casa muito engraçada... 2. Não tinha teto, não tinha nada.
Cantando, os componentes irão encontrar sua metade e formar duplas.
Segundo momento: Quebra-cabeça
·                   Distribuir, para a dupla, um envelope com os versos de uma música recortados.
·                   Solicitar que montem a música na ordem correta antes de ouvi-la.
·                   Em seguida, tocar a música para que possam conferir.
·                   Para finalizar, tocar a música novamente para que todos possam cantá-la.
Quinta atividade: Enviando um presente
·                   Distribuir a letra de uma música que seja popular.
·                   Tocar a música e solicitar que todos cantem acompanhando a letra.
·                   Fazer os seguintes questionamentos e pedir que respondam no caderno:
o                Você compraria o CD com essa música?
o                Daria de presente a quem? (Sugestão: um colega da sala.) Por quê?
o                Escreva um bilhete a essa pessoa enviando-lhe o CD com essa música e dizendo por que escolheu lhe dar esse presente.
Sexta atividade: Discutindo a música
·                   Distribuir a letra de uma música (de preferência, bem polêmica).
·                   Tocar o CD para que todos possam cantar.
·                   Fazer a interpretação da música destacando pontos polêmicos e que possibilitem ao aluno dar suas opiniões bem pessoais, estimulando, assim, um posterior debate acerca da letra da música.
Sétima atividade: Trilha sonora
·                   Distribuir uma ficha com algumas questões para que os alunos possam fazer a leitura da música.
·                   Ler a ficha com eles explicando que, enquanto a música estiver tocando, eles irão responder às questões da ficha (o tempo que terão é o mesmo da música).
·                   Socialização das respostas.
·                   Distribuir a letra da música.
·                   Tocar a música para que todos cantem juntos.

Ficha – Atividade: Trilha sonora
1 - Dê dois adjetivos para essa música.
___________________________________________________
2 - Se a música fosse de um filme, qual seria?
___________________________________________________
3 - Sobre o que seria o filme?
___________________________________________________
4 - Onde a história se passaria?
___________________________________________________
5 - Quais seriam os personagens?
___________________________________________________
6 - Como terminaria o filme?
___________________________________________________

Oitava atividade: O que está faltando?
·                   Distribuir cópias com a letra incompleta de uma música conhecida, para que os alunos a completem com as palavras que estão faltando.
·                   Tocar a música para que possam conferir se preencheram a ficha corretamente.
·                   Colocar no quadro as palavras que foram utilizadas para completar a música, para que os alunos possam corrigir a escrita.
·                   Solicitar aos alunos que façam parágrafos utilizando as palavras encontradas.
·                   Socialização do parágrafo de cada um espontaneamente.

Nona atividade: Parceria com o compositor
·                   Distribuir a letra de uma música.
·                   Tocar o CD com a música e pedir que acompanhem cantando todos juntos.
·                   Observar o nome do compositor da música (que estará escrito na letra).
·                   Solicitar que respondam às questões:
o                Qual é o nome do compositor da música?
o                Você conhece esse compositor ou alguma outra música que ele tenha escrito?
o                Em que momento você acha que ele escreveu a música?
o                Você gostou da música?
·                   Solicitar que cada aluno escreva uma carta ao compositor:
o                Dizendo se gostou ou não da música e por quê.
o                Sugerindo mudanças na música.
Fonte: Espaço Pedagógico construir notíciaa importância da música na educação, música e educação, modelos de atividades com música, envolvendo trabalhos e tarefas musicais;

Décima atividade

Organizando um sarau musical: “Você é o cantor”
·         Pedir que os alunos selecionem as músicas
·         Solicitar que cada um apresente a música escolhida
·         Trabalhar a sonorização das musicas individualmente
·         Apresentar a comunidade escolar


























E. M. E. F. JOEL PEREIRA CUNHA





PROJETO: CONSTRUINDO O FUTURO REPLANTANDO














GELADINHO- MARABÁ, PA - 2017
E. M. E. F. JOEL PEREIRA CUNHA

PROJETO: CONSTRUINDO O FUTURO REPLANTANDO
Justificativa:
Este projeto tem por objetivo central desenvolver no aluno  com extensão à nossa comunidade  a importância da preservação da Natureza, a partir de práticas como o replantio e ornamentação viva da nossa Instituição. Aprender através do cultivo do jardim da escola é uma das melhores formas de desenvolver no estudante individualmente e também na comunidade escolar, a necessidade de se tornarem ecologicamente instruídos e, portanto capazes de contribuir para a construção de um futuro sustentável.
Precisamos ensinar a amar verdadeiramente a natureza e ter prazer em freqüentar um ambiente cercado pela beleza e organização. Nossos alunos devem aprender que estamos inseridos na natureza e compreender que não estamos separados dela, mas que somos sim uma parte da mesma, e que, portanto, devemos desempenhar cada qual o seu papel neste contexto de preservação.
> Objetivos específicos:
*Incentivar o cultivo de plantas ornamentais a fim de construir um ambiente agradável, limpo para o bom convívio na nossa escola;
* Demonstrar a importância dos vegetais para a preservação do solo e da vida no planeta, através de atividades práticas pré elaboradas, envolvendo conhecimentos na área de ciências;
*Reconhecer que sem os vegetais não existiria cadeias alimentares, por serem os únicos seres vivos capazes de produzirem seu próprio alimento;
* Conscientizar e alertar acerca das ações nocivas do homem contrárias a preservação do meio ambiente e que por conseqüência que afetam significantemente nossa qualidade de vida.

PÚBLICO ALVO

                Destinado a alunos, funcionários e comunidade.

  DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

               O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez montado o jardim é possível imaginar, que cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto. A intenção do projeto  na escola: beleza e saúde  é torná-lo um patrimônio da escola.

               Primeiro passo: _ Construção do projeto e análise do órgão competente para aprovação;
               Segundo passo:  _ Explanação do projeto entre o corpo docente da escola;
              Terceiro passo: _ Apresentação do projeto para comunidade e alunos;
               Quarto passo: _ Desenvolvimento do projeto.

ATIVIDADES

       Reunião com funcionários, alunos e comunidade para esclarecimento e informações sobre o Projeto;

       Viabilizar recursos para realização do projeto;

       Buscar parcerias para desenvolvimento do projeto

Re  Realização de pesquisa sobre: os cuidados com a preparação do solo, período  e flores a serem plantados;

       Organização dos canteiros (plantas ornamentais); juntamente com alunos, funcionários e comunidade;

       Modificar atitudes e práticas pessoais valorizando as habilidades individuais;

       Nomear as plantas;

       Realizar a coleta seletiva reciclando papel e realizando trabalho artesanal;

       Destacar a prevenção da dengue;

DURAÇÃO
               O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré- estabelecido. Afinal, uma vez montada a horta e o jardim é possível imaginar, que a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto.

               O quadro abaixo ilustra o cronograma de atividades.

O quê
Quem – Com quem
Como
Quando
Observações
Materiais e custos
Estudar o melhor local na escola e quais materiais são necessários para a construção dos canteiros.
Todos os alunos e funcionários
Observando da escola



Palestra e entrevista com especialistas em agro ecologia.
Grupos de alunos e funcionários
Encontro.

Marcar com ante-
cedência, levar roteiro de entre-
vista e registrar .

Elaborar tipos de canteiros para flores usando garrafas pets como adorno.
Grupos de alunos por série/ano.
Fazer os canteiros, semear sementes.


Terra,adubos, esterco,
sementes, garrafas pets e pneus.
Coletar os materiais que será utilizado.
Alunos



garrafas pets e pneus.
Pesquisa  de dados das  flores e ervas  que será utilizado.
Alunos
Em sala de aula.
Durante as aulas


Preparar os canteiros para receber as mudas e as sementes.
Alunos

Em grupos.

Registrar o desen-
volvimento das plantas em cader-
no específicos.

Observar e registrar as situações que ocorre-
rem nas diversas fases.
Alunos
No local.
A cada semana.
Sob orientação dos professores.


MATERIAL USADO NA EXECUÇÃO DESTE PROJETO

- Terra;
- Pneus;
- Garrafas Pet;
- Carriolas (Carrinhos de Mão);
- Enxadas (Tamanhos Diversos);
- Pás  ( Diversos Tipos e Tamanhos); Rastelos;
- Adubos (Diversas Formulas); Estercos;
- Sementes ( Ervas Medicinais e de Flores).
- Mudas de Flores e ervas;  Mudas de árvores;
- Aspersões; Regadores, mangueiras;
- Vídeos, DVDs e TV; Som;
- Papel ofício; Lápis hidrocor, pincel atômico; Cola tesoura, régua e estiletes;
- Tinta guache e pincéis;
- Livros, jornais e revistas;
- Placas para identificação das plantas.


AVALIAÇÃO

               Observação periódica ocorrerá de forma sistemática e contínua, observando o desenvolvimento e a compreensão, através de atividades orais e escritas, como também a atuação do aluno no que se refere a sua participação e atitudes perante a importância e a necessidade de se preservar o meio ambiente


























Transferência Externa


PROJETO

“PAISAGISMO NA ESCOLA: BELEZA, SAÚDE E SABOR.”

agosto de 2013.

JUSTIFICATIVA


                 Esse Projeto nasceu da necessidade da inclusão dos alunos na realidade global no que diz respeito à Educação Ambiental, visando a sustentabilidade do Meio Ambiente, ensinando o respeito mútuo entre a Sociedade e a Natureza, entendendo esta como sendo a sua morada.                 

                 O presente projeto visa transformar espaços existentes na Escola, em um local agradável e acolhedor à comunidade escolar, utilizando-se de técnicas de paisagismo e jardinagem, para fazer a construção de canteiros de plantas ornamentais, ervas e temperos verdes. Estes servirão para embelezar o ambiente e dar mais sabor a alimentação em suas casas. O contato com a terra no preparo dos canteiros, o encanto com as sementes que brotam, a prática diária do cuidado (regar, transplantar, tirar matinhos),é um exercício de paciência e perseverança, até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em plantas e flores viçosas e coloridas.

                  Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades.

OBJETIVOS GERAIS

·         Transformar em espaços bonitos e agradáveis áreas não muito utilizadas,  integrando diversas fontes e recursos de aprendizagem, gerando fonte de observação e pesquisa em torno das plantas, ressaltando as diversas utilidades destas;

·         Promover a sensibilização, conscientização e capacitação dos alunos dos problemas ambientais visando à construção de um futuro sustentável;

·         Conscientizar os alunos, funcionários e familiares quanto à necessidade de práticas alimentares mais  saudáveis gerando mudanças na cultura da comunidade no que se refere à alimentação, nutrição, saúde e a qualidade de vida de todos;

·         Transformar uma área propicia em um jardim como espaço de lazer e conhecimento através da utilização de técnicas de paisagismo e jardinagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Organizar a Horta de ervas e o jardim da Escola ;

·         Despertar o interesse dos alunos para o cultivo das plantas e o conhecimento do processo de germinação;

·         Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos criando na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;

·         Despertar o interesse pela pesquisa;

·         Utilizar instrumentos e técnicas de reciclagem, reaproveitando e transformando materiais;

·         Valorizar o saber popular, a produção agrícola e o trabalho rural;

·         Estimular a construção de hortas nas casas dos alunos .

·         Estimular a interação professor/aluno e mudanças práticas de atitudes e a formação de novos hábitos com responsabilidade a adquirir novos conhecimentos com aprendizagem através da prática do dia a dia;

·         Transformar os espaços ociosos encontrado na escola em um jardim onde os alunos possam conhecer o valor do embelezamento de um jardim para praças, residências e escolas;

·         Analisar a utilização de instrumentos e técnicas de reciclagem, reaproveitamento e transformação de materiais bem como garrafas pet e pneus  descartados no processo de construção de um jardim;

PÚBLICO ALVO

                Destinado a alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

Apresentação dos resultados.
Alunos
Jornal Mural.
Em novembro.


Avaliar o projeto e a participação do aluno.
Professores


Ao final de cada prazo estabelecido.


Elaboração de uma peça publicitária utilizando a educomunicação para divulgar o projeto.
Alunos
Vídeo com todas as etapas e depoi-
mentos dos alunos e pessoas envolvidas.
Até o final do ano.
Elaborar planilha de custos.

Pensar em outras atividades que podem estar integradas.
Todos alunos



Durante o de-
senvolvimento do projeto.
Sem datas definidas.




 CRONOGRAMA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

               O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez montada a horta e o jardim é possível imaginar, que cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto. A intenção do projeto Paisagismo na escola: beleza, saúde e sabor  é torná-lo um patrimônio da escola.

               Primeiro passo: As turmas dos 6º  e 7º Anos  cultivarão temperos e as turmas dos 8º e 9º Anos serão responsáveis pelo cultivo e cuidado das mudas de flores do jardim.

              Segundo passo: A manutenção do projeto será acompanhada em dias alternados pelos alunos.

              Terceiro passo: Os alunos devem selecionar as espécies a serem cultivadas, plantando e cuidando .


ATIVIDADES

       Reunião com alunos, professores e funcionários para esclarecimento e informações sobre o Projeto;

       Viabilizar recursos para realização do projeto;

       Buscar parcerias para desenvolvimento do projeto


       Organização dos canteiros (plantas medicinais e ornamentais); juntamente com alunos e professores;

       Realização de pesquisa sobre: os cuidados com a preparação do solo, período e o clima; tipos de ervas, temperos e flores a serem plantados;

       Modificar atitudes e práticas pessoais valorizando as habilidades individuais;
s
Selecionar os tipos de plantas a serem plantadas;

Distribuição dos espaços  onde serão ocupados por plantações por turmas e funcionários;

Realizar o multirão para plantação;

Cultivar as plantas;

       Nomear as plantas;       

       Destacar a prevenção da dengue;

DURAÇÃO

               O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré- estabelecido. Afinal, uma vez montada a horta e o jardim é possível imaginar, que a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto.

               O quadro abaixo ilustra o cronograma de atividades.

O quê
Quem – Com quem
Como
Quando
Observações
Materiais e custos
Estudar o melhor local na escola e quais materiais são necessários para a construção dos canteiros.
Todos os alunos do grupo escolhido, no período da tarde, com ajuda dos professores.
Observando a área do pátio externo e entrada da escola e estacionamento.
Foi realizada no dia 20/08.


Palestra e entrevista com especialistas em agro ecologia.
Grupos de alunos.
Encontro.

Marcar com ante-
cedência, levar roteiro de entre-
vista e registrar .

Elaborar tipos de canteiros para flores usando garrafas pets como adorno.
Grupos de alunos por série/ano.
Fazer os canteiros, semear sementes.
No decorrer dos próximos dois meses.

Terra,adubos, esterco,
sementes, garrafas pets e pneus.
Coletar os materiais que será utilizado.
Alunos
Em suas casas.
Até 10/09/13

garrafas pets e pneus.
Pesquisa  de dados das  flores, ervas e tempe-
ros que será utilizado.
Alunos
Em sala de aula.
Durante as aulas até 20/09


Visita ao depósito do LIXO RICO.
Grupos de alunos

1ª quinzena de setembro.
Marcar com a administração do local e garantir a segurança dos alunos.

Preparar os canteiros para receber as mudas e as sementes.
Alunos

Em grupos.
Até 30/10.
Registrar o desen-
volvimento das plantas em cader-
no específicos.

Observar e registrar as situações que ocorre-
rem nas diversas fases.
Alunos
No local.
A cada semana.
Sob orientação dos professores.



TURMA
ATIVIDADES
PERIODO
RESPONSÁVEIS
6º anos
Plantio do canteiro, limpeza, regar e cuidar =Temperos
Durante o ano.
Três alunos por classe a cada dia da semana.
7º anos
Plantio do canteiro, limpeza, regar e cuidar =Ervas Medicinais
Durante o ano.
Três alunos por classe a cada dia da semana.
8º  e 9º anos
Plantio do canteiro, limpeza, regar e cuidar =Flores
Durante o ano.
Três alunos por classe a cada dia da semana.


MATERIAL USADO NA EXECUÇÃO DESTE PROJETO

- Terra;
- Pneus;
- Garrafas Pet;
- Carriolas (Carrinhos de Mão);
- Enxadas (Tamanhos Diversos);
- Pás  ( Diversos Tipos e Tamanhos); Rastelos;
- Adubos (Diversas Formulas); Estercos;
- Sementes ( Ervas Medicinais e de Flores).
- Mudas de Flores e ervas;  Mudas de árvores;
- Aspersores; Regadores, mangueiras;
- Vídeos, dvd’s e TV; Som;
- Papel ofício; Lápis hidrocor, pincel atômico; Cola, tesoura, régua e estiletes;
- Tinta guache e pincéis;
- Livros, jornais e revistas.
- Placas para identificação das plantas.


AVALIAÇÃO

               Observação periódica ocorrerá de forma sistemática e contínua, observando o desenvolvimento e a compreensão, através de atividades orais e escritas, como também a atuação do aluno no que se refere a sua participação e atitudes perante a importância e a necessidade de se preservar o meio ambiente.






























Secretaria Municipal de Educação – SEMED

E. M. E. F. JOEL PEREIRA CUNHA


   Projeto: Pátria Amada

 
Resultado de imagem para imagens diversas sobre a pátria
                                       

EDUCAÇÃO: AÇÃO COLABORATIVA,
RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE.

OBJETIVO GERAL:

Este projeto tem como objetivo promover o envolvimento e a participação dos alunos, professores, pais e comunidade escolar em ações onde os mesmos possam repensar e avaliar atitudes com relação ao meio social e ambiental onde estão inseridos, reconhecendo a educação como fonte de conhecimento.

JUSTIFICATIVA:

     “O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno. (PCN’s2.001)

Trabalhar sobre a pátria com  nossos alunos é levar-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.

Partindo do princípio que a educação é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea. Trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que nos cerca. Ela será o elo entre todas os meios que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio.

O trabalho de conscientização na escola, será para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.

Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto.

Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

·                     Educar não para explorá-la, mas para amá-la.
·                     Conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza.
·                     Incentivar o amor à Pátria;
·                     Cantar e interpretar o Hino Nacional;
·                     Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações da escola.
·                     Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.
·                     Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas conseqüências no meio  em que vivemos.
·                     Estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
·                     Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para garantir um ambiente sustentável.
·                     Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
·                     Envolver a comunidade escolar e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente.

DESENVOLVIMENTO:

O projeto será desenvolvido ao longo da semana da Pátria, buscando envolver todas as disciplinas da Ed. Infantil ao 9º ano.
Trabalhar em sala atividades de:
·          Leitura individual e coletiva de textos diversos sobre responsabilidade social e sustentabilidade;
·         Produção de textos orais e escritos sobre responsabilidade social e sustentabilidade;
·         Exibição de vídeos sobre responsabilidade social e sustentabilidade;
·         Cada turma produzir um mural sobre a pátria;
·         Cantar os seguintes hinos: De Marabá, da Independencia e Nacional todos os dias durante a semana da pátria.
·         Explorar em sala de aula a letra e leitura dos hinos de Marabá, da independencia e nacional;
·         Desenvolver atividades referente á pátria como: desenho, pintura, produções e interpretações de textos, paródias, pesquisas, historias, confecção de bandeiras, símbolos entre outras.

PRODUTO FINAL:
Desenvolver uma ação dentro da escola no dia 09/09 com a participação de toda comunidade escolar, prestando serviços voluntários, palestras, oficinas, apresentações e exposições de trabalhos, entre outros.



CRONOGRAMA
ESPAÇO
SERVIÇO
RESPONSÁVEIS
HORÁRIO
SITUAÇÃO
Pátio
Da
Escola
Exposição de cartazes e mural referente à SEMANA DA PÁTRIA
Todas as turmas (cada turma construir um mural)


Pátio
Da
Escola
Exposição de plantas ornamentais
Todos os funcionários (cada funcionário trazer e adotar sua planta)


Pátio
Da
Escola
Apresentação do hino de Marabá
Comunidade escolar interna


Pátio
Da
Escola
Apresentação do hino da Independência
Comunidade escolar interna


Pátio
Da
Escola
Apresentação do hino Nacional
Comunidade escolar interna


Pátio
Da escola
Apresentação de uma dança
(Programa Novo Mais Educação)
Uerle, Carlos Railza


Dependências da
Escola
Recepcionar e servir todos as pessoas que estiverem prestando serviço
Raquel
E
Carlos


Cozinha
Preparar e servir o lanche
Dalva, Marizete e Zilma


Pátio
Da
Escola
Zumba
Eva
E
Paulo


Pátio
Da
Escola
Exposição e degustação de chá
Raimunda


Pátio da
Escola
Bazar
Nilva


Sala 01
(Sala de Oficina)
 *Oficina de maquiagem e sorteio de cursos (Europa)

Gracinete


Sala 02
(Salão Feminino)
*Manicure
*Designe sobrancelha
Michelle, Railza, Juceli, Tuane e Uerle


Sala 03
(Salão Masculino)

Uarlei
E
 Claudimir


Sala 04
(Serviço Médico)
*PA (Pressão Arterial)
*Glicemia (Teste)

Lúcia



Sala 05
(Sala de palestra)
*Palestra: Direitos e Deveres no processo educativo (Beto Jamaica -Conselho Tutelar)
Ediléia


Sala 06
(Oficina Culinária)

*Massas
Felipe
E
Gracinete

























































E. M. E. F. JOEL PEREIRA CUNHA
EDUCAÇÃO: Ação Colaborativa, Responsabilidade Social e Sustentabilidade
PROGRAMAÇÃO PARA O DIA 09/09/17
HORÁRIO
ATIVIDADE
LOCAL
RESPONSÁVEL




8:30
Apresentação do hino de Marabá
Pátio
Todos os funcionários
8:40
Apresentação do hino do Pará
Pátio
Todos os funcionários
8:50
Apresentação do hino Nacional
Pátio
Todos os funcionários
9:00 às
9:30
Palestra:
·         Direitos e deveres no Processo Educativo (Beto Jamaica – Conselho Tutelar)
Pátio

9:30
Ás
11:00
Oficina:
·         Maquiagem (Europa)
·          Sorteio de cursos (Europa)
·         Maquiagem (Lbel Cosméticos)
·         Limpeza de pele (Lbel Cosméticos)
Sala 01
Rozângela
9:30
Ás
11:00
Salão Femenino
·         Manicure 
·         Designe Sobrancelha
Sala 02
Michele. Railza, Juceli, Tuane e Uerle
9:30
Ás
11:00
Salão Masculino
·         Corte de cabelo
Sala 03
Uarlei e Claudimir
9:30
Ás
11:00
Saúde
·         Pressão Arterial
·         Glicemia
Sala 04
Lúcia Helena
9:30
Ás
11:00
Oficina Culinária
·         Massas
Sala 05
Felipe e Gracinete
11:00
Dança
·         Zumba
Pátio
Eva
11:30
Lanche
Pátio
Dalva, Marizete, Zilma e Raquel

Recepcionar e servir todos as pessoas que estiverem prestando serviço.
Dependências da escola
Francinete e Carlos

Registros
Dependências da escola
Ediléia

Som
Pátio
Paulo

Bazar
Pátio
Nilva

Exposição e degustação de chá
Pátio
Raimunda

Exposição de plantas


INFORMES:
·         Todos os funcionários devem está na escola apartir das 7:30 hs;
·         Todos os funcionários devem está uniformizados;
·         Ao final do evento todos os funcionários deverão colaborar com a limpeza e organização do espaço;
·         Ao  final dos trabalhos haverá uma reunião para todos os funcionários.




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